A menopausa é a cessação dos períodos menstruais e marca o fim da vida reprodutiva de uma mulher. Não há idade específica quando isso acontece, mas um fator correlato parece ser a idade em que a mãe de uma mulher passou pela menopausa. Pesquisas atuais indicam que seu corpo começa a se preparar para a menopausa cerca de oito a dez anos antes do final do ciclo menstrual. Depois de passar 12 meses consecutivos sem um período, supostamente você está na menopausa.


Efeitos físicos e emocionais

Alterações no comprimento ou intensidade de seus períodos, sudorese, ondas de calor e alterações de humor podem aparecer lentamente no início e aumentar com o tempo. Alterações hormonais podem causar secura vaginal, afinamento das paredes vaginais e diminuição da elasticidade da parede vaginal. Algumas mulheres passam pela menopausa com pouco ou nenhum desconforto, enquanto outras experimentam sintomas graves e alterações de humor.

A menopausa pode trazer medo, tristeza e sentimentos de perda. Aqueles que não estão dispostos a desistir de sua capacidade de ter filhos lutam com o fim dessa fase de suas vidas.

É compreensível que as mulheres cedam a crenças estereotipadas sobre o envelhecimento, especialmente quando a juventude é equiparada a sexo, enquanto o envelhecimento é igualado ao fim do lado sexual da vida. No entanto, isso simplesmente não é verdade. Você pode continuar a ter uma vida sexual saudável e satisfatória após a menopausa. De fato, muitas mulheres relatam mudanças positivas em suas vidas e relacionamentos e um aumento na satisfação sexual após a menopausa.

Alguns dos aspectos positivos incluem não ter mais:

  • se preocupar com gravidez
  • usar o controle de natalidade
  • cólicas menstruais, inchaço ou outros problemas físicos associados a períodos

Pós-menopausa

Durante a década de 1950, a antropóloga Margaret Mead usou pela primeira vez o termo “entusiasmo pós-menopausa”, uma explosão ou surto de energia que as mulheres experimentam depois de passar pela menopausa. Algumas mulheres dizem que esta é a fase mais produtiva de suas vidas, pois acabaram tendo e criando seus filhos e se envolveram em novos interesses e projetos.

Enquanto muitas mulheres estão passando pela menopausa, elas também estão se despedindo do último filho que está saindo de casa. Em vez de se sentirem como vazias, os casais se sentem novamente em lua de mel. Os casais podem aproveitar o tempo um com o outro, o que significa que também há mais tempo para o sexo. Como as mulheres que estão na pós-menopausa muitas vezes precisam de mais estímulo para ter um orgasmo, o sexo não é mais uma corrida e proporciona uma oportunidade de relaxar e explorar os corpos um do outro.

 

Sintomas Físicos

As mudanças físicas que podem acompanhar a menopausa podem afetar sua vida sexual também. Secura vaginal é a queixa mais comum entre as mulheres na menopausa. O medo da dor com o sexo frequentemente faz com que as mulheres evitem a intimidade com seus parceiros. No entanto, a terapia de reposição hormonal pode ajudar com esses problemas. Um lubrificante à base de água também pode ajudar na secura vaginal e tornar o sexo mais prazeroso.


Comunicação

O aspecto mais importante da sexualidade e da menopausa é a comunicação. Você e seu parceiro podem precisar ser mais pacientes uns com os outros. Você também pode precisar estar disposto a tentar coisas novas para tornar o sexo agradável novamente.

Conversar com seu parceiro sobre como você se sente sobre o que está acontecendo pode ajudar muito a manter seu relacionamento saudável, especialmente quando os sintomas se intensificam e o humor se torna intenso. Você pode se sentir desinteressante e indesejável nesta fase da vida, mas ter confiança no seu parceiro e ter tempo para o romance pode ser apenas o impulso de confiança que você precisa.


Expectativas

Hoje, homens e mulheres estão vivendo mais com melhor qualidade de vida. Para as mulheres, isso geralmente significa que você terá mais anos de pós-menopausa do que os anos reprodutivos.

Abrace essa parte da vida e recupere seu eu sexual em vez de dar à opinião da sociedade que o sexo é apenas para os jovens. Ao ser educado e preparado sobre o que esperar com a menopausa, você pode continuar a ser sexual durante toda a sua vida, que é como a natureza pretendia.

Categorias: Sexualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *